Liberdade ou comodismo?

Sabemos que hoje em dia a língua inglesa é uma língua franca.

É a segunda língua mais falada no mundo, e embora haja concomitantemente um crescimento tecnológico, possibilitando aos falantes, viajarem pelo mundo utilizando um aparelho tradutor, quero lembra-los que que informação é poder e liberdade.

O conhecimento gera poder não pelo ponto de vista de domínio sobre o outro, mas sim porque si mesmo.

Poder de decisão, de escolha.

Você pode escolher entre mais ofertas de trabalho que aparecerão, pode escolher lugares diferentes para morar, sem precisar se sujeitar a aceitar o que aparece pela frente.

Quando muitos tentam me convencer de que o não há necessidade de aprender inglês porque você pode baixar algum aplicativo em seu celular e terá tradução simultânea eu logo fico pensando que tipo de vida essa pessoa quer levar.

Veja, aqui está o seu poder novamente, o poder de escolha e liberdade.

Você pode ficar escravo a um aparelho e em situações românticas, de negócio, de vendas, passar apuros, ser passado para trás porque não deu a resposta certa, no momento certo.

A comunicação vai além das palavras. Comunicação envolve timing perfeito.

Imagina aquela negociação mais importante, você vai fechar o maior acordo para a sua empresa. Enquanto a outra parte usa gestos, usa toda a eloquência verbal e não verbal, postação de voz, jogo de olhares, você está ali: com o celular na mão falando em português e colocando o celular com a voz robotizada, sem emoção alguma perto do ouvido daquele que tem o destino da sua empresa nas mãos.

Lamentável uma cena dessas acontecer e você perder um grande negócio porque confiou na tecnologia.

Uma comunicação de excelência envolve, como ja foi dito , não só as palavras, mas todo um conjunto de fatores que te levarão a ser mais assertivo e persuasivo.

Outra cena ruim seria pensar em alguma emergência médica em outro país e você se contorcendo , tendo que passar por esse processo da tradução.

Ser livre, poder se comunicar usando as palavras que melhor expressam o que você sente, podendo convencer alguém , argumentar , pedir ajuda, dar conselhos, todas as situações comunicativas são infinitamente melhores se você for o possuidor do conhecimento.

Seja livre, seja assertivo e comunique-se . Leve a sua mensagem para o mundo de forma clara, objetiva, sem intermediários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *